post1

Como a Arquitetura Influencia no Bem-Estar das Pessoas

O bem-estar é abordado por diversas áreas do conhecimento. Em uma definição mais ampla é estabelecido como “um estado de bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de determinados males sociais”.  Mas e como a arquitetura se relaciona com ele mais especificadamente? Vamos conferir a seguir dois pontos importantes para essa relação.

A arquitetura tem uma relação ainda mais forte com o sentimento de bem-estar físico. Por meio de um projeto pensado para determinada localização, com uma situação climática definida, podemos criar espaços mais arejados, iluminados e confortáveis ao clima local. Um exemplo é uma casa em uma cidade com temperaturas elevadas, o uso de aberturas para ventilação natural é essencial, aberturas dispostas em paredes opostas ou adjacentes, permitindo a entrada e saída do ar, possibilitam trocas constantes do ar dentro do edifício, renovando-o e ainda, diminuindo consideravelmente a temperatura interna.

Ainda em uma relação mais abrangente, as experiências ou uso de espaços esteticamente agradáveis auxiliam na continuidade do sentimento de bem-estar. Nessa relação as cores e texturas são fundamentais agindo sobre os sentidos, com maior ou menor intensidade, podendo estimular emoções, consciência e desejos individuais.

Confira abaixo 3 dicas bem práticas para você aplicar no seu espaço e torná-lo ainda mais aconchegante, aumentando o seu bem-estar.

Aromas

Produtos como velas aromáticas e difusores de ambiente estão cada vez mais presentes no mercado e com aromas das mais diversas fragrâncias, mas uma dica para deixar seu ambiente sempre com um aroma agradável e de uma maneira fácil e prática, é um vaso com uma muda de alecrim, o aroma dessa planta é relacionado com a sensação de tranquilidade, portanto, nada melhor para relaxar.

Cores

Como já explicado essa é uma das formas visuais de relação com o bem-estar, na nossa sociedade as cores que mais transmitem sensações tranquilizadoras são: Amarelo: vinculado a luz, calor, descontração, otimismo e alegria; Verde: ligado a esperança, liberdade, saúde e vitalidade; Azul: associado a tranquilidade, serenidade e harmonia; Branco: relacionado a paz, pureza e limpeza.

E aí, que tal dar uma renovada na pintura do seu espaço?

Conforto

Um mobiliário que promova o conforto é essencial, uma dica prática é acrescentar almofadas macias para estimular um contato mais agradável a um sofá ou poltrona, assim como o uso de pufes, que estimulam a sensação de relaxamento ao sentar, e a utilização de tapetes não ásperos que visualmente e ao tocar sejam suaves e prazerosos.


Com todas essas dicas práticas fica bem mais fácil tornar os ambientes, seja da sua casa ou empresa, harmônicos e proporcionar assim o conforto aos usuários. Seja com uma pintura nova, com a adição de alguns objetos, ou até mesmo inserção de plantas comuns você mesmo pode fazer a diferença e criar um ambiente agradável.

Compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no print