projeto executivo

A Importância do Projeto Executivo para sua Obra

Você sabe o que é um Projeto Executivo? Ele é a última etapa de projeto, é fundamental para que o projeto seja executado perfeitamente. Confira nesse post mais detalhes sobre essa etapa de projeto.

Um Projeto bem desenvolvido é essencial para que o ambiente projetado e, posteriormente, executado seja de qualidade e que promova o bem-estar de seu usuário. O trabalho de um profissional é fundamental, ainda mais para garantir essa qualidade. Se você não sabe quando contratar um arquiteto, acesse nosso post “Em que fase da obra devo contratar um arquiteto?”. Em suma, esse trabalho deve ser desenvolvido até sua etapa final projeto, sendo ele o projeto executivo. Essa etapa é a conclusão de várias etapas anteriores, sendo elas de:

Briefing

Antes de mais nada conhecemos as características do cliente e suas necessidades.

Levantamento

Aqui nós conhecemos o local onde será desenvolvido o projeto e faremos todas as medições necessárias para começar a desenvolver o projeto.

Estudo Preliminar

Primeira etapa de projeto onde passamos as nossas ideias iniciais para o cliente, bem como apresentamos seu espaço renovado.

Anteprojeto

Etapa de acertos do projeto onde o cliente pode fazer alterações no projeto apresentado anteriormente, para que assim seja feito o espaço perfeito para ele e dar inicio ao projeto executivo.

Projeto Legal

Aprovação do projeto junto aos órgãos públicos, seguindo todas as exigências por eles definidas.

E AGORA VAMOS PARTIR PARA A EXECUÇÃO?

Antes de executar o projeto temos que detalhar todas as suas características que fazem ele ser único. Aqui desenvolvemos o projeto executivo.

De acordo com a NBR 13.531/95, o projeto executivo é a:

“Etapa destinada à concepção e à representação final das informações técnicas da edificação e de seus elementos, instalações e componentes, completas, definitivas, necessárias e suficientes à licitação (contratação) e à execução dos serviços de obra correspondentes”

Ainda está meio confuso? Bem vamos ver quais partes ele representa assim vai ficar ainda mais fácil de entender!

PROJETO EXECUTIVO – LAYOUT

Primeiramente, aqui temos a representação geral da disposição do mobiliário e da dimensão dos ambientes, aqui você pode analisar como ficou a organização dos espaços e os fluxos ente eles.

Planta Baixa de Layout Projeto Executivo
Planta Baixa de Layout.

CONSTRUIR & DEMOLIR

Esse desenho é especial para reformas. Sabe aquela dúvida que o pedreiro fica de o que tem que fazer? Então, agora ela acabou! Nessa planta nós detalhamos o que será retirado do local e o que será inserido ou construído, assim fica bem mais fácil, não é mesmo?

Planta Baixa de Reforma (construir e demolir).
Planta Baixa de Reforma (construir e demolir).

PROJETO ARQUITETÔNICO

Com esse nome só pode ser coisa de arquiteto, não é? Esse é o desenho com todas as cotas do projeto que será executado, da mesma forma, já aparecem alguns detalhes de execução e de indicação de elementos para confecção ou compra.

Planta Baixa Arquitetônico.
Planta Baixa Arquitetônico.

Juntamente com as plantas baixas são feitos cortes e elevações do edifício. Esses desenhos são fundamentais para a clareza do projeto, pois são eles que definem o pé-direito (altura do piso ao teto), inclinação de telhado e altura de esquadrias. Falando em esquadrias, elas têm ainda mais destaque nessa parte. É feita uma tabela com todas as especificações delas, como tamanho, altura, peitoril (distância do chão), sistema de abertura, cor e assessórios.

Corte Arquitetônico.
Corte Arquitetônico.

PROJETO ESTRUTURAL

Primeiramente, nada fica de pé sozinho, certo? É nessa parte que nós temos o auxílio dos nossos parceiros da engenharia. Aqui é definida com exatidão a posição dos pilares e vigas, a espessura e tipo das lajes e localização e sistema de fundação. Dessa forma é feito um cálculo de quantos vergalhões vão em cada pilar, a composição ideal do concreto que será utilizado em cada elemento da obra etc.

Planta Baixa de Vigas e Pilares.
Planta Baixa de Vigas e Pilares.

PROJETO ELÉTRICO  

Aqui é feita toda a representação dos pontos elétricos, tomadas, caixa de luz, interruptores, pontos de tv, pontos de internet e pontos de telefone. Logo são especificados todos esses pontos para que não seja feito nada fora do lugar e para que todos os equipamentos elétricos na casa sejam atendidos. Assim também esse projeto ainda pode ser mais detalhado com a especificação da rede elétrica e sua capacidade.

Planta Baixa Indicação de Pontos Elétricos.
Planta Baixa Indicação de Pontos Elétricos.

PROJETO LUMINOTÉCNICO

Esse é um desenho feito para criar o projeto de iluminação perfeito para o seu ambiente. Logo, é feito o detalhamento de todas as luminárias que serão utilizadas, sua localização e direcionamento, para que sejam criados diferentes efeitos de iluminação no ambiente, se assim for do desejo do cliente.

Planta Baixa Luminotécnico.
Planta Baixa Luminotécnico.

PROJETO HIDRÁULICO

Afinal quem não teve aquela velha dúvida de onde está passando um cano antes de furar a parede? É no projeto hidráulico que mapeamos onde vão passar todas as tubulações e onde ficarão os pontos de água e esgoto. Além desses pontos são definidas, se for o caso, as instalações de água quente, assim como onde ficará a central de gás para garantir a segurança da sua edificação.

Planta Baixa Indicação Pontos Hidráulicos.
Planta Baixa Indicação Pontos Hidráulicos.

REVESTIMENTOS E PINTURA

Com a planta de pisos é definido o ponto inicial da instalação do piso e sua paginação. Além disso, são definidos os rodapés e acabamentos de piso e como será feito o encontro entre dois tipos de pisos diferentes.

Bem como o piso, também é definido onde ficará e como será a instalação dos revestimentos e a quantificação de áreas a serem pintadas com suas cores específicas.

Cortes Paredes Projeto Executivo
Cortes Paredes.

PROJETO EXECUTIVO – FORRO E GESSO

Aqui é definido ao mesmo tempo que o projeto luminotécnico, o desenho do forro, seus rebaixos e detalhes que fazem a diferença na composição do espaço.

Planta Baixa e Detalhes Forro e Gesso Projeto executivo
Planta Baixa e Detalhes Forro e Gesso.

PROJETO EXECUTIVO – MARCENARIA

Quando um móvel é planejado especificamente para um ambiente ele é detalhado ao máximo, isso é feito para cada elemento que foi pensado dentro do espaço. Tamanho, sistema de abertura, materiais, divisões internas e localização são definidos seguindo o desejo do cliente, conforme o projeto apresentado nas etapas anteriores.

Detalhamento Cozinha Marcenaria Projeto Executivo
Detalhamento Cozinha Marcenaria.

PROJETO EXECUTIVO – PERSIANAS E CORTINAS

Ao mesmo tempo que é feito o projeto das esquadria é elaborado o das persianas e cortinas do ambiente para que sejam previstos elementos como cortineiros e trilhos. Esse detalhamento é importante para a confecção, seguindo a altura, largura e materiais definidos no projeto.

Detalhe Persianas.
Detalhe Persianas.

MÓVEIS E DECORAÇÃO

Aqui é feita a escolha dos modelos de móveis como sofás, cadeiras, objetos de decoração e tapeçaria que são definidos para a total harmonização do ambiente.

ORÇAMENTO

Por fim é feito o orçamento de todos os elementos do projeto, incluindo sua mão de obra. Essa etapa pode ser antecipada para melhor controle do cliente. Nós oferecemos o serviço de acompanhamento financeiro, onde estimamos os custos já nas etapas anteriores a do projeto executivo.

Em conclusão, todo esse detalhamento do projeto executivo garante que seu investimento seja bem aproveitado, sem surpresas e com a garantia de bem-estar dentro do espaço. Sempre aconselhamos e frisamos a importância de um arquiteto nesse processo de construção ou reforma, pois é ele quem planeja não só o espaço, mas toda a organização e qualidade de execução da obra.

Compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no print