equipamentos para cozinha industrial

Equipamentos para Cozinha Industrial

Todo empreendedor deve ter consciência que necessita de uma estrutura básica para para fazer seu negócio funcionar. No ramo gastronômico é indispensável pensar na cozinha industrial e seus devidos equipamentos necessários para o pleno funcionamento do estabelecimento. Veja nesse post os itens básicos:

A cozinha industrial é o coração do negócio gastronômico, e se ela não for bem planejada com os equipamentos para cozinha industrial certos, não adianta ter um bom cardápio e atendimento. Escolher o tipo certo de equipamento para cozinha industrial torna seu processo mais eficiente, sendo extremamente importante!

Se você quer saber ainda mais, acesse nosso post sobre como montar uma cozinha industrial!

A COZINHA INDUSTRIAL

É na cozinha industrial que seu negócio ganha vida e onde as refeições são preparadas. É aqui que se localizam os equipamentos, é onde a louça é lavada e os produtos armazenados, além de abrigar inúmeros utensílios e louças. O layout da cozinha industrial deve permitir que os alimentos fluam desde o preparo até a montagem de maneira a evitar fluxos cruzados e aumentar a capacidade de produção. Muitos restaurantes e outros estabelecimentos gastronômicos possuem um espaço de cozinha limitado, o que acaba ditando os equipamentos que podem ser adquiridos e exigindo equipamentos para cozinha industrial sob medida.

Equipamentos para cozinha industrial: mise en place

EQUIPAMENTOS PARA COZINHA INDUSTRIAL

É aqui que entra a maior despesa para a montagem de um negócio gastronômico. É preciso dosar, equipamentos usados são mais baratos mas não tem garantia; equipamentos novos são mais caros, mas possuem garantia contra defeitos de fábrica e danos eventuais. Há equipamentos muito tecnológicos que poupam esforço e agilizam a produção, mas que podem ter um preço exorbitante. Além disso, equipamentos bons aceleram a produção, atendendo mais rápido os seus clientes. Portanto, tendo o equipamento certo, sua equipe pode atender melhor os clientes e deixá-los mais satisfeitos.

Equipamentos para cozinha industrial

Separamos os equipamentos para cozinha industrial em três grandes grupos: refrigeração, cocção e bancadas/cubas inox; e vamos falar um pouco sobre cada um dos itens básicos a seguir:

EQUIPAMENTOS PARA COZINHA INDUSTRIAL: REFRIGERAÇÃO

A refrigeração é um item muito importante quando falamos de equipamentos para cozinha industrial. É ela que vai garantir a qualidade e a boa aparência dos alimentos, assim como vai mantê-los dentro da temperatura ideal, tanto antes como depois do preparo. Os três equipamentos mais básicos para cozinha industrial de refrigeração são:

Geladeira comercial

Também pode ser chamada de refrigerador comercial. É um equipamento para cozinha industrial usado para armazenar bebidas e alimentos em geral, ou seja, tudo que precisa ser apenas refrigerado. A temperatura pode variar de 1º a 7º, e existem diversos modelos e tamanhos, de 4 à 8 portas, podendo ser horizontais ou verticais.

Equipamentos para cozinha industrial: refrigeração

Balcão refrigerado

Funciona como uma geladeira embaixo do balcão. É ideal para a refrigeração de frios, laticínios, bebidas e alimentos diversos não congelados, possuindo temperatura de 1º a 7º com indicador eletrônico, degelo automático natural, pés e prateleiras reguláveis, revestimento interno em aço galvanizado e externo em inox.

Freezer

Equipamento com a função de congelamento, operando em uma temperatura abaixo de zero. Impede e a proliferação de micro-organismos, portanto conserva os alimentos por muito mais tempo. Então o freezer é a escolha perfeita para conservação de produtos congelados e bebidas, como legumes e verduras, carnes, cervejas, refrigerantes, etc. Você pode optar por portas de vidro ou portas cegas, possuem variados tamanhos e o modelo pode ser vertical ou horizontal.

EQUIPAMENTOS PARA COZINHA INDUSTRIAL: COCÇÃO

Esse segundo grupo de equipamentos são um dos mais lembrados quando pensamos em uma cozinha industrial. Afinal de contas, a grande maioria das receitas necessita de algum tipo de processo quente em seu preparo, tanto para cozinhar, como fritar ou assar os alimentos.

Equipamentos para cozinha industrial: cocção

Fogão

O Fogão industrial é um item básico para a cozinha industrial, pois permite fazer uma infinidade de receitas. Ele possui diversos tamanhos, e pode ser de baixa e alta pressão, com as seguintes diferenças:

Baixa pressão: são mais fáceis para regular a chama, por possuir reguladores. Esse tipo é mais indicado para cozinhar com precisão e para preparar alimentos mais delicados que necessitam de variação no tamanho da chama.

Alta pressão: mais potentes e não possuem reguladores, portanto o gás sai direto do botijão para fogão. São indicados para fazer grandes quantidades de comida.

Forno

Pode ser à gás ou elétrico, com tamanho variado, ideal para cada tipo de preparação ou alimento, como carnes assadas, massas, bolos. Sendo que os dois tipos principais são: o forno turbo, chamado assim por possuir uma ventoinha que força a circulação uniforme de ar quente dentro da câmara de cocção; e o forno combinado, que prepara os alimentos por meio de múltiplas combinações de calor com vapor.

Chapa

As chapas industriais são muito utilizadas no preparo de carnes grelhadas, ovos e lanches na chapa, como como sanduíches.

Coifa

Esquipamento extremamente necessário em qualquer cozinha, por causa da quantidade de fumaça produzida no ambiente. Sua função é eliminar grande parte dos odores, sendo muito eficiente para circulação de ar.

Fritadeira

Ótima para as frituras de imersão. Ajuda na reutilização da gordura, evitando o desperdício, além de aliviar o trabalho no fogão. Fabricada externamente em aço inox e com cestas de tela aramada, tanto pode ser elétrica, como a gás. E também de chão, ou de bancada, a qual permite um bom aproveitamento de espaço para cozinhas menores.

EQUIPAMENTOS PARA COZINHA INDUSTRIAL: BANCADAS/CUBA INOX

O aço inoxidável ou inox, como é conhecimento, é uma liga de ferro e cromo que apresenta grande resistência à corrosão, impacto e abrasão, além de possuir grande durabilidade. Sua maior vantagem é possuir propriedades físico-químicas que são totalmente superiores a aços comuns. Também apresenta algo que chama muito a atenção: alta resistência à oxidação. Use sempre bancadas de aço inox para sua cozinha industrial, pois elas são extremamente resistentes e de fácil limpeza, além de atenderem a recomendação da Vigilância Sanitária, garantindo a segurança dos alimentos.

Equipamentos para cozinha industrial: bancadas

Bancadas

A sua equipe necessita de equipamentos para cozinha industrial e espaço  adequados. Para manuseio e preparo dos ingredientes, as bancadas são essenciais e precisam ter espaço suficiente para a execução das tarefas. Possuem a vantagem de poder aproveitar os espaços entre os equipamentos, como o fogão e a pia, ajudando a aumentar o espaço útil. Também devem ter as pernas em aço inoxidável no formato tubular, para eliminar os cantos que podem acumular sujeira.

Cubas

As pias são indispensáveis em uma cozinha, seja para o preparar uma receita, lavar os alimentos ou até mesmo para lavar louças (nesse caso a cuba deve ser exclusiva). Assim como a pia de lavar as mãos não deve ser a mesma que lava os utensílios.

É claro que cada cozinha é única, assim como cada negócio gastronômico, um café vai precisar de diferentes equipamentos do que um bar, assim como um restaurante que serve 100 refeições é diferente da que serve 500. Todo projeto é único de deve ser pensado na sua individualidade, o arquiteto juntamente com o chef de cozinha vão definir os equipamentos para cozinha industrial necessários.

Compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no print