Qual o melhor local para o seu restaurante?

Onde Abrir o seu Restaurante?

Está à procura do local perfeito para o seu empreendimento gastronômico? Uma escolha acertada do ponto comercial é uma das condicionantes de maior peso para um restaurante bem-sucedido.

Primeiramente um dos segredos de um negócio de sucesso é a sua localização, estudar o melhor local onde abrir o seu restaurante não é uma tarefa fácil, nem sempre o ponto mais movimentado ou mais caro da cidade é sinônimo de garantia de clientes.

Confira algumas dicas que fazem a diferença para escolher o local ideal para o seu empreendimento.

Onde abrir seu restaurante?

ZONEAMENTO

Antes de mais nada veja os locais onde o uso comercial para restaurantes é permitido pela prefeitura ou órgão regulamentador da região. Esse tipo de informação também pode ser obtida pelo seu contador, por meio de uma consulta comercial sobre o terreno/lote.

A partir disso observe os parâmetros construtivos permitidos para a área, bem como se caso você necessitar ampliar ou reformar o imóvel, confira se atende às exigências da vigilância sanitária e bombeiros.

Onde abrir seu restaurante?

SEGURANÇA

Da mesma forma procure sobre a região que você está pensando em abrir sua empresa. Um dos quesitos primordiais é a segurança. Procure sobre os índices de criminalidade da região e avalie principalmente em seus horários de funcionamento.

Não se esqueça que este é um fator que vai influenciar no fluxo dos seus clientes da mesma forma que os seus funcionários.

Pontos chave

PONTOS CHAVE OU CENTROS DE REUNIÃO

Qual é o público do seu restaurante? Afinal essa é uma pergunta fundamental para se ter em mente na escolha do local. A partir dessa resposta você pode começar a buscar pontos chave de reunião ou concentração do seu público.

Em síntese pontos chave serão todas as edificações vizinhas do seu estabelecimento, como prédios de escritórios, centros comerciais, associações ou conselhos, conjuntos residenciais e etc.

Por exemplo: Um restaurante com buffet, com um preço médio e com um local que seja possível a permanência de pessoas por um tempo mais longo. Dessa forma seria um ponto de interesse a proximidade de um fórum, onde advogados poderiam almoçar ou realizar encontros no horário de almoço.

Acessos para o restaurante

ACESSOS

Assim também observe como o seu público irá encontrar e entrar no estabelecimento. Se a entrada oferece um acesso em nível da rua, se existe uma escada ou rampa. É essencial que você consiga atender os mais diversos públicos, dessa forma uma entrada sem obstáculos para pessoas com mobilidade reduzida é essencial.

Se o ponto tem uma área para estacionamento próprio é uma grande vantagem, mas também não é uma desvantagem, se por outro lado o seu público seja de maioria de pedestres. Se mesmo assim esta for uma necessidade e o ponto não comportar vagas suficientes, observe se na vizinhança existe a possibilidade de convênio com estacionamentos particulares, ou se a rua tem uma quantidade de vagas razoável.

Atenção! Dependendo da localização do ponto os órgãos de fiscalização podem exigir uma quantidade mínima de vagas dentro do terreno.

Não esqueça também que o ideal é ter dois acessos distintos, um para o seu cliente e outro para funcionários e fornecedores. Dessa forma também é aconselhável prever uma área de carga e descarga e verificar se a rua comporta os veículos de transporte de mercadorias.

Onde abrir seu restaurante?

POSSIBILIDADES DO IMÓVEL

Concluída a escolha de onde abrir o seu restaurante, confira com o locador ou dono do imóvel, se é possível fazer alterações no layout da edificação, ou se é possível dentro do terreno ampliações da edificação, caso o seu restaurante necessite de um espaço maior no futuro ou antes mesmo de abrir.

Caso for um imóvel dentro de um centro ou conjunto comercial, verifique o regimento interno e se ele tem algum impeditivo para o ponto escolhido, de acordo com o uso de empreendimento gastronômico.

Assinatura de contrato.

CONTRATO

Enfim confira com o proprietário do imóvel se a edificação possui todas as documentações exigidas para a abertura do alvará de funcionamento. Da mesma forma é importante constar no contrato o uso que será destinado para o imóvel, caso por algum motivo não seja autorizado o uso, você não terá complicações ou gastos desnecessários.

Planeje também um tempo mínimo de retorno do investimento inicial em adequações na edificação, para condizer com a validade do contrato. Do mesmo modo se o locador tem interesse de venda ou de renovação frequente do contrato do ponto.

Procure sempre o auxílio de profissionais para não ter nenhuma surpresa indesejada.

Podemos ver ao longo dessas dicas que a escolha de onde abrir o seu restaurante não é uma tarefa simples, por isso não tenha pressa e procure mais de uma opção. Analise com calma e veja todos os pontos negativos e positivos em cada imóvel de seu interesse.

Lembre-se que o ponto deve se ajustar as suas necessidades e não o oposto.

Confira também nossos posts sobre projeto executivo e montando uma cozinha industrial, para mais dicas sobre arquitetura e restaurantes. Se você está pensando em abrir ou reformar seu restaurante não deixe de conversar com a gente, estamos esperando você para um café na estúdio k.

Compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no print