planejamento de obra

Planejamento de Obra : Por que Planejar e Como?

Um planejamento de obra bem feito é fundamental para ter sucesso na sua construção!

E acredite, ele começa muuuuito antes do que a obra em si! O planejamento de obra abrange várias etapas de um projeto da edificação, e portanto deve começar junto com a fase de projeto e tomada de decisões ainda no papel.

planejamento de obra
Obra Bar Olarias

Que tal aproveitar esse época de férias e recesso para começar a se programar para sua obra do ano que vem?

POR QUE FAZER UM PLANEJAMENTO DE OBRA?

Surpreendentemente muitas pessoas acabam deixam tudo para a última hora, querendo construir ou reformar para as festas de final de ano. Isso acaba dificultando a própria existência de um planejamento de obra, ou seja, gerando mais despesas além das necessárias, e muito mais estresse.

Sabemos que é natural a ansiedade nesse momento, uma vez que é a realização de um sonho. Mas é justamente por isso que ele deve ser feito com muita calma. E é o planejamento de obra e do projeto em si, sem dúvida, que vai te ajudar nas inúmeras decisões ao longo desse processo, te deixando mais feliz e realizado com o resultado.

reforma
Reforma de Apartamento

COMO FAZER UM PLANEJAMENTO DE OBRA?

Primeiramente é preciso reunir todas as informações possíveis! Ter organização, lembrar que obra sempre envolve imprevistos, principalmente se for uma reforma. Nesse sentido, de forma alguma trabalhe com situações ideais, deixe sempre uma margem de erro no seu planejamento de obra, seja no custo, seja no prazo.

PRINCIPAIS ETAPAS DO PLANEJAMENTO

1 – PROJETO

Nunca esqueça essa fase que é tão importante para uma obra. É aqui que se inicia todo o planejamento que te permite ter um controle do resultado. Antes de mais nada é preciso analisar o local a ser construído/reformado, desenvolver as ideias, e legalizar a obra seguindo os seguintes passos:

  • Briefing/levantamento;
  • Desenvolvimento do projeto;
  • Aprovação legal;
  • Desenhos técnicos para execução;
Planta Baixa de Reforma (construir e demolir).
Planta Baixa de Reforma (construir e demolir).

Com a finalidade de explicar mais sobre essa etapa crucial, fizemos um post que fala sobre a importância do projeto executivo para sua obra!

2 – DEFINIÇÃO DE PRAZOS E ORÇAMENTOS

Antes de tudo, aqui é preciso definir todas as etapas que precisam ser executadas na obra e a sua sequência. Assim sendo o projeto executivo e o acompanhamento de um profissional cruciais para tornar sua vida muito mais fácil aqui. Afim de ter uma base para começar, você pode se basear por esse infográfico do site dos Engenheiros de Custos com a sequência básica de uma obra, é só acessar pelo link:

Logo após essas etapas, e com o projeto com as especificações técnicas, você já pode orçar tudo, material e serviço envolvidos na obra. Seja como for não se esqueça que essa fase também precisa de tempo para ser executada, e os fornecedores precisam de um tempo de resposta para fazer o orçamento e te retornar.

Pela lista de atividades e sua sequência, assim como pela resposta dos fornecedores, se pode estabelecer a duração das atividades. Ou seja, você vai descobrir o tempo que o serviço levará para ser executado. Claro que algumas tarefas possuem duração fixa, que não dependem da quantidade de mão de obra ou equipamentos para execução, como a cura do concreto. Porém, existem também aquelas que dependem da quantidade de mão de obra e equipamentos, como por exemplo: alvenaria – pode ser realizada por 1 pedreiro em 30 dias, ou por 2 pedreiros em 15 dias.

3 – OBRA

construtor
Construtor trabalhando nas armaduras.

É aqui que começa efetivamente a parte a física da construção. A execução não é uma etapa isolada das fases anteriores: podem ocorrem revisões de projetos, prazos, custos, assim com a legalização da obra pode acarretar alguma alteração. Mesmo assim, um planejamento de obra e um orçamento bem feitos, aliado ao projeto, tendem a facilitar a realização da obra. Evitando dores de cabeça desnecessárias, ou gastos a mais.

Sempre se pergunte se você prefere gastar mais tempo fazendo as alterações no papel e planejando sua obra, ou prefere ter pressa e acabar demorando ainda mais fazendo as alterações físicas na construção?

Enfim, se você está pensando em construir ou reformar seu negócio, esse planejamento de obra é ainda mais crucial! Pense que você tem uma cafeteria, por exemplo, que precisa fechar para reforma, não é melhor se programar e reformar durante a época do ano que menos dará prejuízo, além de otimizar o tempo de obra para ficar menos dias fechado?

Obra - cafeteria
Obra Café 10 – realizada em 10 dias

Vamos nos programar desde já para as obras do ano que vem e dos próximos! Vem com a gente e vamos começar desenhando seus sonhos no papel, e depois transformá-los em realidade!

Compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no print