Casa Calegari

O terreno desse projeto está localizado na porção rural de Morretes e é moradia e espaço de trabalho de um agricultor da região. A família veio até nós para pedir um novo lar ao morador, que vive sozinho e estava morando em situação precária, pois a antiga casa de madeira previamente existente no terreno já estava se deteriorando.

A nova casa foi pensada com varandas e beirais para amenizar o calor escaldante que faz na região, além disso, se pensou em criar uma construção que se relacionasse com o entorno, que é de casas térreas com telhados aparentes. A casa toda se manteve elevada alguns centímetros do terreno para prevenir o alagamento em virtude das chuvas fortes.

Toda a parte social da casa ficou integrada, ajudando na questão de ventilação e fluxos, além de enxugar a área de construção. A suíte ficou na porção frontal da residência e mais dois quartos foram previstos visto que a família vem visitar o morador e consequentemente posa no local. O banheiro social além de servir para as visitas é usado quando o residente volta do seu trabalho no terreno, facilitando a limpeza de terra e sujeira antes de adentrar toda a casa. A cozinha conta com uma saída para os fundos, facilitando a transição entre a casa e a plantação/espaço de trabalho.

Projeto: Estúdio k arquitetura

Localização: Morretes – PR

Área: 75m²

Ano: 2018